CONEXÕES QUE TRANSFORMAM: “Potencializando Talentos com o WhatsApp"

Além de facilitar a troca de conhecimento, o WhatsApp também desempenha um papel crucial no estímulo da vontade, do foco, da determinação e do protagonismo para o desenvolvimento pessoal e profissional. Através de grupos de apoio e mentoria, os participantes podem compartilhar metas, desafios e conquistas, recebendo feedback construtivo e encorajamento mútuo. Essa interação constante promove um ambiente motivador, incentivando os membros a assumirem o controle de suas próprias jornadas de aprendizado e carreira.

Iraê César Brandão

9/27/202510 min read

CONEXÕES QUE TRANSFORMAM:

“Potencializando Talentos com o WhatsApp"

               

                       Fonte: Logo do WhatsApp

Em constantes dinâmicas e abordagens em vários grupos de WhatsApp nos últimos cinco anos, tenho notado o grande potencial dessa plataforma além da mera troca de mensagens. Neste ambiente virtual, exploraremos como o WhatsApp se tornou não apenas uma ferramenta de comunicação, mas também um catalisador para o compartilhamento de saberes, o estímulo à evolução pessoal e profissional, e o fortalecimento do protagonismo individual.

Ao longo desta jornada, vamos descobrir como essa plataforma tem o poder de unir pessoas de diferentes backgrounds e áreas de atuação, promovendo uma cultura de aprendizado colaborativo e apoio mútuo.

Venha conosco explorar as possibilidades do WhatsApp como um facilitador de crescimento e desenvolvimento!

Vamos lá?

               

                       Fonte: Adaptado de Freepik

(1) Destacando o WhatsApp como ferramenta para estimular a vontade, o foco, a determinação e o protagonismo para a evolução pessoal e profissional

Além de facilitar a troca de conhecimento, o WhatsApp também desempenha um papel crucial no estímulo da vontade, do foco, da determinação e do protagonismo para o desenvolvimento pessoal e profissional. Através de grupos de apoio e mentoria, os participantes podem compartilhar metas, desafios e conquistas, recebendo feedback construtivo e encorajamento mútuo. Essa interação constante promove um ambiente motivador, incentivando os membros a assumirem o controle de suas próprias jornadas de aprendizado e carreira.

É crucial ressaltar que esse contexto está fundamentado na premissa da participação ativa (KOTLER, 2010). De acordo com o autor, em virtude da ampla acessibilidade às informações e às tecnologias de comunicação, as pessoas agora têm maior liberdade para expressar suas opiniões e engajar-se ativamente em mobilizações, bem como trocar informações de forma contínua. Esse panorama traz consigo o desafio para os profissionais da comunicação, os quais não apenas devem proporcionar experiências cativantes ao público, mas também buscar contribuir para a transformação da sociedade.

Ao participarem ativamente de discussões e iniciativas nos grupos do WhatsApp, os indivíduos desenvolvem habilidades de liderança, comunicação e colaboração, essenciais para o sucesso tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Através do compartilhamento de experiências e conselhos, os participantes são capacitados a assumirem o protagonismo em suas vidas, decidindo e buscando constantemente o aprimoramento e a realização de seus objetivos.

(2) O uso do WhatsApp como meio social para estimular alunos do ensino fundamental, universitários, técnicos e profissionais em geral, promovendo a disseminação do conhecimento e a troca de informações positivas

No contexto educacional, o WhatsApp emergiu como uma ferramenta poderosa para estimular alunos de todos os níveis de ensino. Desde o ensino fundamental até o universitário, e até mesmo entre profissionais técnicos e do mercado de trabalho, grupos no WhatsApp são criados para compartilhar informações relevantes, discutir tópicos de estudo e colaborar em projetos acadêmicos e profissionais. Esses grupos promovem uma atmosfera de aprendizado colaborativo, onde os participantes podem trocar conhecimentos, tirar dúvidas e apoiar uns aos outros em suas jornadas educacionais e profissionais, formando uma "rede de soluções".

"[...] a noção de rede diz respeito a um princípio de organização de sistemas, o qual envolve as redes tecnológicas, as redes sociais, as redes acadêmicas e, claro, as redes das redes, gerando conhecimentos que podem contribuir para uma maior integração de ações e conhecimentos" (PRETTO; SILVEIRA, op. cit., p. 76).

Além disso, o WhatsApp serve como uma plataforma eficaz para a disseminação de informações positivas e inspiradoras. Professores, mentores e líderes comunitários podem usar essa ferramenta para compartilhar conteúdo motivador, notícias relevantes e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Ao criar uma rede de comunicação instantânea e acessível, o WhatsApp possibilita que indivíduos de diferentes origens e áreas de atuação se conectem, colaborando para o crescimento mútuo e a disseminação do conhecimento de maneira positiva e construtiva.

Fonte: Adaptado de EPICTRICK. COM (Social Media Marketing Digital Imagens)

(3) Troca de experiências e dinâmica de grupos do WhatsApp

Durante uma interação com alunos de diversos grupos, durante os debates sobre a importância do estímulo e aprendizado em nossas trocas de informações e convivência, o autor compartilhou o seguinte pensamento em determinado momento:

"[...] uma ideia que sempre defendo é a importância de nunca nos depreciarmos e sim, de agirmos como as crianças, fazendo perguntas constantes: O que é isso? Por quê? Para quê? Como? Questionarmos e agirmos tanto com nós mesmos (autorreflexao) quanto para com os outros. Isso nos leva a aprender que estamos sempre em processo de crescimento, o que nos faz buscar significados para nossos anseios [...]” (BRANDÃO, I. C., 2024).

Outra reflexão do autor:

“[...] Somos sempre mais do que aparentamos ser, isso é um fato! A cultura e a comparação nos restringem. Parando de nos comparar e sermos autênticos, assim nos valorizaremos. Nós não temos a obrigação de sermos iguais ou melhores que ninguém, portanto, sejamos nós mesmos [e ou] Quando passamos a nos conhecemos verdadeiramente, nesse momento é que percebemos o quão somos poderosos, só nos falta o autoconhecimento. Possuímos mente poderosa basta que a façamos despertar. A cultura está enraizada no nosso ser, propiciando ampliar e tornar o nosso conhecimento infinito. Podemos alcançar mais do que pensamos, sempre, porém, somos limitados às nossas muralhas virtuais de empecilhos, como dissemos, pela cultura e pelas limitações dos outros, nunca pelas nossas próprias, consequência de nos estarmos comparando sempre com outras pessoas. Esse é o maior dilema: viver os dias pensando e provando algo para outrem e nunca para nós mesmos! Devemos viver nossas próprias vidas, nos espelhando sim, em algo que realmente seja digno de admiração [...]” (BRANDÃO, I. C., 2024).

Nossas imperfeições são minimizadas e superadas com o tempo, e assim, quando adquirimos maturidade, perceberemos o quanto fomos imperfeitos, por outro lado, nossas imperfeições são uma lição para muitos e assim seguimos nossas vidas, com erros e acertos perfeitamente normais. Estamos em constante evolução!

Existe uma confiança sempre que alguém nos deposita, tendo sempre a certeza de que seremos cada vez melhores, mesmo que demore, podendo ser daqui a um dia, daqui a um mês, um ano e décadas adiante.

Somos guiados pelas emoções, portanto, "Nunca permita que suas emoções terminem".

Em uma de suas reflexões o autor afirma:

"[...] Viver é simples... nós é que complicamos tudo, por nossas inseguranças de não termos o discernimento para filtrar as coisas boas e nos apegarmos somente a elas. Tudo o que fazemos ou pensamos, se colocarmos essas ações em um liquidificador, misturarmos, misturarmos, misturarmos (liquidificando tudo), o sabor final pode ser doce, amargo ou salgado. Tudo dependerá de nossas ações e pensamentos sobre essas ações. Então, por que não pensar bem? Vamos adoçar a vida com coisas boas, mesmo que as amargas e salgadas venham a nos atingir? Faço um convite para vocês, sempre ‘foquem na doçura das coisas boas da vida’ e pensarem nelas como um estímulo e, sempre que possível, adoçarem a vida de alguém. Boas ações nos fazem grandes perante nossa missão existencial e nos levam às energias positivas de nossas vidas. Sejam bondosos, empáticos e honestos sempre! [...]" (BRANDÃO, I. C., 2024)

Durante nossa argumentação em grupo, foram surgindo os feedbacks, conforme se segue:

Neste grupo de alunos, foram expressos diversos feedbacks que ressaltam a importância da interação e apoio mútuo. Uma das alunas reconhece a relevância das mensagens compartilhadas, destacando que a dificuldade de um pode ser compartilhada por muitos, e a vergonha de admitir isso pode ser um obstáculo para a evolução individual. Outra aluna também evidencia a sua participação no grupo quando precisa de conselhos ou desabafos.

Além disso, as alunos enfatizam a bondade e apoio presente no grupo, mesmo em simples interações e brincadeiras. Em outro diálogo, outra aluna, em um gesto de autoconsciência, pede desculpas por sua espontaneidade e reconhece a necessidade de consideração pelos sentimentos dos outros. O autor acrescenta uma reflexão sobre a imperfeição humana e a constante evolução pessoal.

Essas interações evidenciam a importância do apoio mútuo e da compreensão dentro do grupo, onde cada um contribui com suas experiências e aprendizados. Essa troca de informações e experiências entre os alunos demonstra um ambiente propício ao crescimento pessoal e à solidariedade entre os membros.

Nessa linha de pensamento:

"[...] pessoas acham que para viver tal coisa é preciso tê-la e acaba deixando tudo para o futuro, pensando em um possível emprego melhor, um provável salário maior enquanto tudo vai se postergando [É] necessário pensar no presente para que esse novo objetivo chegue e se concretize na sua vida. Deus é criador e nós somos os cocriadores da nossa realidade [...]" (SANCHES, W. 2022).

Já em outro grupo de WhatsApp, outras discussões e formalizações de ideias, aonde algum aluno expôs sobre a convivência em ambiente de trabalho, conforme este trecho de uma conversa do WhatsApp:

"[...] na empresa aonde trabalho ninguém falava com ninguém e nem um ‘boa tarde!’. Clima organizacional péssimo [...]".

Diante disso, resolveu-se debater sobre as culturas de gestões dentre outros assuntos sobre conflitos e pontos aonde a troca de experiências entre o autor e os demais, surgindo assim, reflexões e debates.

Durante a conversa registrada nesse outro grupo, discutiu-se amplamente a questão da gestão de conflitos e a cultura organizacional enraizada em muitas empresas. Observou-se que as práticas culturais inadequadas são muitas vezes profundamente enraizadas e remontam há séculos atrás, o que torna a sua correção um desafio complexo. Conduzir essas mudanças requer não apenas habilidades de gestão de conflitos, mas também um profundo respeito pelas individualidades e um reconhecimento de que o amadurecimento cultural é um processo gradual.

A evolução humana, previamente previsível, é impulsionada por enfrentar dificuldades, buscar soluções e lidar com conflitos pessoais. Nesse sentido, os gestores têm à disposição ferramentas poderosas, como o estabelecimento de relações influentes com os colaboradores e a compreensão de suas expectativas. Tudo isso, porém, requer uma compreensão holística das emoções e das potencialidades individuais, reconhecendo que cada pessoa tem algo valioso a contribuir.

Uma reflexão importante emergiu da conversa: a valorização do colaborador através de pequenos gestos de reconhecimento e comunicação afetuosa. Essas ações simples podem gerar um grande impacto no ambiente de trabalho, incentivando a coletividade e o sentimento de pertencimento.

No gráfico a seguir, podemos ver na pesquisa realizada através da publicação DO WHATSAPP® NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO APLICATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA (Revista Debates em Ensino de Química 7(1), 262-280), sobre aceitação, aonde vemos que 56% avaliaram como "Muito Bom" a interação como "Solução em WhatsApp":

Fonte: Adaptado de Revista Debates em Ensino de Química

Durante os diálogos em grupo, destacou-se a importância das inteligências emocionais na condução de equipes e na gestão de conflitos. Saber utilizar essas habilidades é fundamental para criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Por fim, foi ressaltada a necessidade de se viver com autenticidade e de cultivar uma mentalidade positiva, buscando sempre a doçura das coisas boas da vida, mesmo diante das adversidades. Essa abordagem pode não apenas melhorar o ambiente de trabalho, mas também contribuir para o bem-estar e o sucesso pessoal e profissional de todos os colaboradores envolvidos.

CONCLUSÃO

Em resumo, o WhatsApp não apenas facilita a troca de informações, mas também cultiva um ambiente de apoio e incentivo mútuo, que estimula a vontade, o foco a determinação e o protagonismo para a evolução pessoal e profissional de seus usuários. Além disso, funciona como um termômetro de anseios e expectativas, permitindo que os participantes compartilhem suas preocupações, aspirações e objetivos de forma aberta e colaborativa. Ao fazer uso eficaz dessa plataforma, os indivíduos são capacitados a assumirem o controle de seus destinos, buscando continuamente o crescimento e o sucesso em suas áreas de interesse e atuação.

Devemos considerar também que, apesar do WhatsApp oferecer uma plataforma ágil para aprendizado não podemos nos esquecer que existem varios riscos, surgindo então os seguintes questionamentos: Como mitigar os riscos de segurança cibernética que acompanham a expansão do ciberespaço? Quais serão as estratégias adotadas para enfrentar esses desafios? Essas questões serão abordadas em outro artigo que será publicado futuramente.

Obrigado pela atenção e tempo dedicados à leitura deste artigo!

REFERÊNCIAS

BRANDÃO, I. C. "Conexões que Transformam: Potencializando Talentos com o WhatsApp. Linkedin. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/irae-cesar-brandao-a2112b69/>. Acesso em 23 Mar. 2024.

PRETTO, N. L.; SILVEIRA, S. A. (Org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: Edufba, 2008.

KOTLER, P. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

SANCHES, William. Saúde e Bem viver. Comportamento: saiba como acelerar os efeitos da 'lei da atração'. ESTADO DE MINAS GERAIS. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/2022/09/19/interna_bem_viver,1395455/comportamento-saiba-como-acelerar-os-efeitos-da-lei-da-atracao.shtml>. Acesso em 23 Mar. 2024.

SOUZA, V. R.; SANTOS, D. B.; OLIVEIRA, A. A. P. de. - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. Revista EDaPECI, v. 20 n. 1 (2020). Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/edapeci/issue/view/v.20%2C%20n.1%20%282020%29%3A>. Acesso em 23 Mar. 2024.

CRÉDITO DE IMAGENS

EPICTRIK. Grupos WhatsAPP. Disponível em: <https://www.epictrick.com/pt/todas-as-dicas-e-truques-para-dominar-grupos-do-whatsapp>. Acesso em 23 Mar. 2024.

FREEPIK. Social Media Marketing Digital Imagens. Disponível em: <https://images.app.goo.gl/HQjEpnqEEWGZsrTw9>. Acesso em 23 Mar. 2024.

REDEQUIM. DO WHATSAPP® NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO APLICATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Debates em Ensino de Química 7(1), 262-280). Disponível em: <https://images.app.goo.gl/qZYBvDY5ajT93dRw5>. Acesso em 23 Mar. 2024.